Análise de cations
Constituem este grupo os seguintes cátions: Ag+, Hg22+ e Pb2+. Esses íons são precipitados como cloretos insolúveis pela adição de um pequeno excesso de HCl diluido, daí o grupo ser conhecido como grupo do cloreto insolúvel. Nenhum dos outros cátions considerados neste estudo sistemático formam precipitados nesta condição, de modo que os íons deste grupo são separados e identificados primeiro na análise de um grupo geral de cátions. Os íons cobre (I), ouro (I) e Tálio (I) também podem ser incluídos neste grupo pois formam cloretos insolúveis, porém não são comumente encontrados.
Precipitação do Grupo
As solubilidades dos cloretos de prata e de mercúrio (I) são muito baixas e estes sais podem ser precipitados, quase completamente, mediante adição de um pequeno excesso de ácido clorídrico à solução de cátions. O cloreto de chumbo é muito mais solúvel (Tabela 3.1), só precipitando se a concentração do íon Pb2+ for elevada. Portanto, bastante chumbo é deixado em solução para precipitar como sulfeto de chumbo com o 2o grupo de cátions.
O ácido clorídrico é preferido para a precipitação do grupo por não introduzir cátions (tais como Na+, K+) que deverão ser identificados mais adiante no curso da análise, e porque cria e/ou mantém uma acidez na solução. As equações iônicas da precipitação dos cloretos insolúveis são:
Ag+ + Cl- AgCl(s)
Hg22+ + 2Cl- Hg2Cl2(s)
Pb2+ + 2Cl- PbCl2(s)
A solução deve estar suficientemente ácida com HCl para prevenir a precipitação dos oxicloretos de bismuto (III) e antimônio (III), ambos brancos e insolúveis em meio aquoso.
Bi3+ + Cl- + H2O BiOCl(s) + 2H+
Sb3+ + Cl- + H2O SbOCl(s) + 2H+