Análise de balanço
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GABRIELA BRUNO CUNHA DOS SANTOS
JÉSSICA SANTOS BARBOSA
JOÃO GUILHERME DE ALMEIDA MARTINHEIRA RIBEIRO
MEIRYLENE SILVA FERREIRA
NATHÁLIA DE OLIVEIRA BOCATO
HISTÓTIA ECONÔMICA DO BRASIL, ANTES DA REPÚBLICA. (1500 – 1889)
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014GABRIELA BRUNO CUNHA DOS SANTOS
JÉSSICA SANTOS BARBOSA
JOÃO GUILHERME DE ALMEIDA MARTINHEIRA RIBEIRO
MEIRYLENE SILVA FERREIRA
NATHÁLIA DE OLIVEIRA BOCATO
HISTÓTIA ECONÔMICA DO BRASIL, ANTES DA REPÚBLICA.
(1500 – 1889)
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento histórico-econômico do Brasil no período de 1500 a 1889, desde o descobrimento de nosso território até a abolição dos escravos.
O período de 1500 a 1530 é chamado de período pré-colonial, pois não houve nenhum tipo de colonização em nosso território. Habitado primeiramente por diversas tribos indígenas, o Brasil passou por expedições sofridas pelos portugueses, que vinham às nossas terras em busca do Pau-brasil, utilizando a mão-de-obra dos nativos em troca de objetos sem valor, troca esta chamada de escambo.
Em 1530, o rei português D. João III deu início à colonização do território brasileiro. Esse período se estendeu até o ano de 1822, e foi chamado de Período Colonial. Foi marcado pelo início do povoamento em nosso território.
Foi Martin Afonso de Souza que deu inicio à colonização portuguesa. Junto a esse inicio também se iniciou a escravidão indígena. Muitos colonos já estavam acostumados com o serviço escravo na corte, então, obrigavam os índios a trabalhar em suas terras.
Neste período, foram criadas as capitanias hereditárias, uma forma de administrar o território brasileiro dividindo-o em terras e distribuindo-as aos nobres comerciantes, a fim de povoar, proteger e explorar o território.
A economia colonial era baseada no engenho de açúcar. Havia o senhor de engenho, que utilizava