ATPS PSICOLOGIA
BRIGADEIRO- SP
CURSO PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Dinoelli Duarte * RA 6761343344
Maria Marcela Abreu* RA 1299397574
Sandra M. de Jesus Martins *RA 6789430963
CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TUTOR EAD: MARILENE RODRIGUES
SÃO PAULO
25.09.2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho e um procedimento metodológico de ensino aprendizagem desenvolvido por meio de pesquisa, e tem como objetivo analisar o pensamento dos principais teóricos e sua importância e contribuição para a educação .
CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Sigmud Freud e suas contribuições para a Educação.
Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 e desde cedo desenvolveu sua autoconfiança e o desejo de saber. Sua inteligência era constantemente desafiada e o estimulava a compreender as coisas.
Freud dizia que a Educação foi sua ferramenta fundamental por três motivos:
Ascensão social na Viena da época, já que era pobre e judeu.
A Educação lhe permitiu penetrar num círculo de vienenses cultos.
Precisava ter acesso aos domínios do conhecimento de seu tempo para acrescentar algo.
Assim que se formou Freud começou a trabalhar no laboratório de Fisiologia de Ernest Brucke, pessoa que serviu de grande inspiração para Freud, mas depois de Seis meses o abandonou e em seguida começou no Hospital Geral de Viena, trabalhando em várias especialidades, destacando as relações com Meynert, um grande especialista em anatomia do cérebro.
Freud pensa na Educação no final do século XIX, quando predominavam as explicações orgânicas e psiquiátricas para doenças como as esquizofrenias, as psicoses e a histeria.
A histeria é que lhe chamava a atenção pelo grande número de pacientes, Freud queria observar, analisar e encontrar as origens daquilo. No caso da histeria, a ideia incompatível é expulsa pelo “eu” e tornada inofensiva. Freud chama isso de conversão.
Se as ideias incompatíveis são quase sempre de natureza