Análise de alimentos
“O laboratório deve ser visto como um local especial de trabalho, pois o mesmo pode se tornar perigoso caso não seja utilizado adequadamente. Devido ao tipo de trabalho desenvolvido nos laboratórios os riscos de acidentes a que estão sujeitos os laboratoristas são os mais variáveis possíveis. “(SAVOY, 2003)
O estudo da identificação de vidrarias e equipamentos de laboratório é de extrema importância para as pessoas que vão trabalhar em ambiente laboratorial. Antes de fazer qualquer experimento, é necessário que tenha as noções básicas sobre cada equipamento como os nomes, as funções, os volumes, modos de utilização, de limpeza e armazenamento para que reduza ao máximo os riscos de acidentes.
Além disso, em ambientes laboratoriais há experimentos contendo patógenos e materiais potencialmente contaminantes por isso é fundamental e de extrema importância que o manuseio seja correto e as regras de biossegurança sejam seguidas para que diminua ao máximo as chances de contaminação do laboratório, dos pesquisadores e do meio ambiente.
Se tratando do manuseio com os equipamentos do laboratório, algumas recomendações são necessárias como: não utilizar vidrarias trincadas e caso aconteça algum acidente, não descartar cacos de vidro no lixo comum; usar luvas de amianto ou pinças quando em contato com frascos quentes e sempre usar protetor facial e luvas quando agitar solventes voláteis.
Objetivos:
Identificar as vidrarias e equipamentos de laboratório presentes nas bancadas de cada grupo e montar uma tabela. Apresentar também suas funções e volume padrão.
Materiais e Métodos:
Os materiais a serem identificados nas bancadas foram: Béqueres; Pipetas Volumétricas; Pipetas Graduadas; Erlenmeyers; Provetas; Tubos de Ensaio; Funis; Balões Volumétricos; Estante para Tubos de Ensaio; Buretas; Suporte Universal; Baguetas; Pêras; Pinça de Madeira; Pisseta; Dessecador; Peixinho; Espátulas; Frasco de Reagentes; Tripé de Ferro; Tela de Amianto; Bico de Bunsen;