Análise de 'Tempos Modernos', Charles Chaplin
1) Filme mudo. O objetivo do filme.
O filme mostra de forma sarcástica e cômica as características da sociedade após a Revolução Industrial, principalmente a excessiva exploração dos trabalhadores, fazendo forte crítica ao capitalismo e à desigualdade social. Uma analogia bastante interessante é a de um grupo de ovelhas correndo e vários operários apressados para iniciar seu turno de trabalho; estas são as primeiras imagens apresentadas no filme.
2) Conjuntura histórica do filme. O nome dos personagens.
O filme se passa em um mundo pós Revolução Industrial, guiado pelo capitalismo, sistema que busca extrair o esforço máximo de seus trabalhadores, visando apenas o lucro financeiro.
Os principais personagens do filme são: Carlinhos, típico empregado que opera sob péssimas condições de trabalho; o presidente da metalúrgica e os outros diversos administradores, patrões que exigem de seus empregados um trabalho árduo e exaustivo; a Jovem, cidadã que vive miseravelmente e sonha em ter uma boa condição de vida; o pai da Jovem, desempregado que morre ao tentar reivindicar os seus direitos; as irmãs da Jovem, meninas órfãs que são levadas pela a Assistência Social; Big Bill, operário que se torna desempregado após o fechamento da fábrica e precisa começar a roubar para poder se alimentar.
3) As funções da administração no filme. Alguma função se destaca?
A função administrativa que se destaca durante o filme é a de comandar, cuja pode ser exemplificada pelo autoritário presidente da empresa Electro Steel Corporation, administrador que está sempre ordenando o aumento do ritmo das máquinas, ou pelos outros chefes que Carlitos teve em seus diferentes empregos.
4) Aspectos importantes da fábrica. O que ela produzia.
A fábrica em que Carlitos trabalhava tratava-se de uma metalúrgica produtora de aço. Esta explorava de seus funcionários com penosas cargas horárias e más condições de trabalho. Em certo momento da trama,