“Tempos Modernos ” – Charles Chaplin e do texto abaixo ( uma analise do filme a luz das características da sociedade capitalista).
É uma comédia que se desenrola em torno de uma garrafa vazia de coca-cola que cai de uma avioneta no deserto de Kalahari, em Botswana, no sul de África, e que é encontrada por um nativo de um grupo de bosquímanos.
Este objeto completamente desconhecido pelos nativos é recebido como um “presente dos deuses”, colocando-nos assim diante da relatividade da cultura e dos seus significados.
O filme revela como os sentidos atribuídos ao mundo podem variar no tempo e no espaço e de como os nossos comportamentos são guiados por esses elementos da cultura cotidiana, repleta de ícones propostos pelas indústrias, pela publicidade e pela comunicação massiva.
Um simples objeto leva-nos a uma viagem cultural, conhecer o mundo complexo de outras culturas que existem para além da nossa. Verificam-se comportamentos etnocêntricos, antropológicos e de relativismo cultural.
Caracterização das diversas culturas presentes no filme
Neste filme, encontramos três culturas distintas: os bosquímanos, os tswana e sociedade contemporânea dita civilizada.
Caracterização dos bosquímanos
A Tribo bosquímano trata-se de uma tribo arcaica africana que tem uma vida pacata e muito feliz.
Organização social
Organizam-se em pequenos grupos não muito numerosos, entre 20 a 50 indivíduos.
Habitat
Vivem isolados das restantes culturas no deserto de Kalahari, ignorando que há outros povos para além deles.
São nômades, porque estão dependentes do que a natureza lhes oferece e quando o alimento se esgota nesse local, vão a procura em outros locais, pois eles não sabiam produzir.
No Verão, agrupam-se onde se encontra água e na época das chuvas, dispersam-se.
Habitam no centro do território, definido pela distância em que o caçador consegue ir e voltar sem ser morto, onde há um acampamento chamado vedkös.
Justiça
Para eles não existem normas e regras a serem seguidas, pois não tem noção da s leis.
Não têm também noção do direito de