Análise das teorias gerais da adm
1903 – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
* ORIGEM
É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856), considerado o pai da adm científica. Ele desenvolveu a chamada Escola da Adm Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Taylor começou sua carreira como operador de máquina na Midvale Steel, uma indústria da Filadélfia, e ali fez carreira até o posto de engenheiro. Graças à sua experiência na linha de produção, Taylor passou a dedicar-se a estabelecer rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários na Midvale.
* CONJUNTURA
Este foi um período marcado por uma intensa competição internacional decorrente fundamentalmente de um processo de abertura comercial, ampliação dos mercados e de significativos avanços no campo tecnológico. Este movimento resultou em um importante processo de fusões e incorporações de organizações sem precedentes até então na história.
* PERSONAGENS QUE SE DESTACARAM
Frederick Taylor, Frank Bunker Gilbreth e Lillian Moller Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Münsterberg.
* CARACTERÍSTICAS MARCANTES
Substitui os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento); seleciona os trabalhadores por suas melhores aptidões e os treinapara cada cargo (seleção ou preparo); supervisiona se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle); e disciplina o trabalho (execução).
* ANÁLISE CRÍTICA
O operário era tratado como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas, já que os gerentes não ouviam as ideias das classes hierárquicas inferiores, uma vez que essas eram consideradas