Módulo de telemetria
Aliander Filgueiras da Silva RA 48724 Orientador: Rodrigo Martins Romeira Sakai
Engenharia Mecânica IX Semestre
Revisão Bibliografia
Módulo de Telemetria Voltado a Protótipo Off Road BAJA SAE
1. TELEMETRIA AUTOMOTIVA
Telemetria é compreendida com a medição e aquisição remota de dados. O conceito de telemetria há algumas décadas vem ganhando força e expandindo sua utilização das corridas automotivas para uma ampla gama de aplicações, industriais, hospitalares, residenciais entre outras.
Com a crescente busca pela otimização de recursos com qualidade, faz-se necessário o estudo do comportamento real dos sistemas idealizados em engenharia para a melhoria e aperfeiçoamento constante.
Nesse contexto, a indústria automotiva procura desenvolver ferramentas de monitoramento veicular que visa a gestão de dirigibilidade através da análise de desempenho dos subsistemas do veículo: frenagem, suspensão, direção, etc. Telemetria veicular é portanto a ferramenta de medição e envio de dados que auxilia na obtenção de informações técnicas do carro durante seu funcionamento. Pode-se saber a distância, a temperatura, a pressão do óleo, aceleração e muitos outros parâmetros que influenciam o desempenho dos carros.
A ideia de análise de comportamento real através de dados em veículos começou a surgir em 1975 com os primeiros computadores embarcados provenientes da necessidade de ajuste da injeção eletrônica. A partir de então, através de unidades eletrônicas as indústrias automotivas foram desenvolvendo o conceito e expandindo os subsistemas monitorados, hoje estas unidades eletrônicas formam o que se chama de sistema de diagnóstico a bordo (On-board diagnostics, mais conhecido pela sigla OBD). Quando implantado pela primeira vez em 1981 pela General Motors o OBD tinha apenas a função de monitorar o sistema de emissões de poluentes, quando detectado anormalidades três funções eram executadas: um