Telemetria
TELEMETRIA
Índice
1. Telemetria
Telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas. Sendo que a palavra é de origem Grega onde tele = remoto e metron = medida. Sistemas que necessitam de instruções e dados enviados a eles para que sejam operados, requerem o correspondente a telemetria, ou telecomando.
É um sistema de monitoramento com diversas aplicações, muito falada nas corridas como Fórmula 1, Dragsters e qualquer outro tipo de esporte automobilístico, também é muito usada em indústrias de monitoramento, normalmente funciona via transmissão cabeada até 30 metros ou sem fio (sinal de rádio), daí o nome telemetria. Em muitos lugares tem o uso em conjunto do Datalog que é a função de gravar um período de tempo da leitura dos canais da telemetria. O sistema também é utilizado para recolhimento de dados meteorológicos.
2. Tipos de transmissão de sinal na telemetria
Dentro da imensa gama de sinais diferentes que a telemetria possui, a seguir temos a cinco tipos deles:
a) Tipo Pneumático
A única vantagem de se utilizar o tipo pneumático é que podem ser operados com segurança em áreas que a possibilidade de ocorrem explosão, por exemplo, centrais petroquímicas.
- Desvantagens
Necessita de tubulação de ar comprimido (ou outro gás) para seu suprimento e funcionamento.
Necessita de uma unidade de condicionamento de ar para fornecer aos instrumentos, um ar seco e sem partículas sólidas.
Devido ao atraso que ocorre na transmissão do sinal, este não pode ser enviado à longa distância, sem uso de reforçadores. Normalmente a transmissão é limitada a aproximadamente 100 m.
Vazamentos ao longo da linha de transmissão ou mesmo nos instrumentos são difíceis de serem detectados.
Não permite conexão direta aos computadores.
b) Tipo Hidráulico
O Tipo hidráulico é semelhante ao tipo