Análise das formas
DISCIPLINA: EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO II
PROFESSOR: MARLESSON CASTELO BRANCO
ALUNO: MARIVALDA CLEMENTE GONZAGA G SOUZA
TURNO: MANHÃ
EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO II
RECIFE 2010 ANÁLISE DAS FORMAS
1. O QUE SIGNIFICA ANÁLISE DAS FORMAS, DO PONTO DE VISTA DA CIENCIA DA EXEGESE TEXTUAL?
RESPOSTA:
As formas na presente análise compreendem a soma das características estilísticas, sintáticas e estruturais de um texto, ou seja, o seu perfil lingüístico. Este conjunto de peculiaridades que Dibelius sintetizou com a palavra estilo, não pode limitar-se, segundo ele ao emprego de certos termos específicos ou a construções características de frases. O estilo de um texto engloba toda sua forma de apresentação, como introduções ou finais típicos e descrições breves ou pormenorizadas dos eventos. 2. QUAL A UTILIDADE DA ANÁLISE DAS FORMAS?
RESPOSTA:
. 1 ) Auxilia a retirar do texto, apenas o que ele tem a oferecer como por exemplo: os diversos gêneros narrativos possuem as seguintes características:
a) descreve fatos isolados, no tempo e no espaço. b) expõe os fatos de forma resumida. c) concentra o diálogo em dois personagens. d) destaca a pessoa ou um dito.
O padrão narrativo nos ajuda a não esperar do texto, informações que ele não pretende dar, teríamos como exemplo a ceia de Jesus com os publicanos e pecadores em Mc.2.15-17.
2)Auxilia a interpretar o texto de acordo com o gênero a que pertence: como exemplo o caso das parábolas, que são interpretadas como se fossem alegorias. As parábolas, são narrativas que costumam conter uma só lição. Nas alegorias ao contrário, os vários detalhes da narrativa possuem uma significação própria.
3)Auxilia a identificar os