Análise de Formas Arquitetônicas
ARQUITETURA
FORMA, ESPAÇOS E ORDEM
EXERCÍCIO 08
Francis D. K. Ching
Elementos Primários
O capítulo apresenta elementos primários na ordem em que são desenvolvidos, colocando-os primeiro em conceito e depois em forma visual. Destaca também que os elementos não são explicitamente visíveis, mas que estão na imaginação das pessoas, ou seja, algo que não se pode ver, mas é certo que está lá.
Quando visíveis no papel, somos capazes de perceber a estrutura e existência dos elementos primários como o ponto, a reta, o plano e o volume.
Ponto
Seguindo a linha de raciocínio do capitulo, o ponto “marca uma posição no espaço”, portanto é certo que não tem largura e logo não terá direção, será somente centralizado. Apesar de teoricamente não ter formato ele é notado em um campo de visão como estável e em repouso, organizando o espaço ao seu redor. Mas quando se descola, fica agressivo e cria uma tensão em seu campo.
Além disso, por não ter dimensão é necessária sua projeção de forma linear, como uma torre, coluna ou obelisco, entre outros.
Dois Pontos
Dois pontos mostram uma linha considerada finita, mas que pode fazer parte de outra linha infinitamente mais longa. Além disso, o eixo formado por esses dois pontos pode ser visualmente mais dominante que essa outra reta maior existente. Esses segmentos criados acabaram definindo um apoio por toda a historia a fim de ordenar uma construção. Em planta pode mostrar uma passagem (acesso).
Reta
“Um ponto transladado se torna uma reta”, que por sua vez não possui largura ou profundidade, mas que possui comprimento e indica direção. É de extrema importância na construção visual e pode servir para várias ações como unir, sustentar, circundar outras formas, entre outros. Teoricamente uma reta tem somente uma mão e deve conter algum parâmetro de espessura a fim de que se torne visível, mostrando seu contorno e grau de continuidade. Ás vezes, a simples repetição de elementos iguais ou semelhantes é