Análise das Demonstrações contábeis do grupo JBS-Friboi
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
João Pessoa - 2013
• Histórico
A história do grupo JBS começou em 1953, quando José Batista Sobrinho iniciou as operações de uma pequena planta de abate, na cidade de Anápolis, GO com capacidade para cinco cabeças de gado por dia.
A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros. Além disso, comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Seus negócios são divididos em quatro unidades: JBS Mercosul, JBS USA Bovinos (incluindo operações na Austrália e no Canadá), JBS USA Suínos e JBS USA Frangos (incluindo operações no México e em Porto Rico). O grupo controla marcas como Swift, Friboi, Maturatta, Cabana Las Lilas, Pilgrim's, Gold Kist Farms, Pierce, etc.
Atualmente, a JBS é a maior produtora de carne bovina do mundo, com capacidade de abate de 51,4 mil cabeças/dia. É, ainda, a maior exportadora mundial de carne bovina, com acesso a todos os mercados mundiais e plataformas de produção nos quatro maiores países do mundo (Brasil, Argentina, Estados Unidos e Austrália).
A JBS produz carne bovina in natura, carne industrializada, pratos elaborados, vegetais em conserva, subprodutos de origem bovina, além de carne suína in natura. É líder em vendas de carne bovina nos mercados domésticos brasileiro, argentino e australiano, e também a terceira maior empresa bovina no mercado americano. Com acesso a 100% dos mercados consumidores, a JBS possui 140 unidades de produção no mundo e mais de 120 mil colaboradores focados no sucesso da companhia, sustentado pelo espírito empreendedor e pelo pioneirismo.
A companhia abriu seu capital em 2007 e suas ações são negociadas na BM&FBovespa no mais elevado nível de governança corporativa do mercado de capitais do Brasil, o Novo Mercado. Em 2012, a companhia registrou receita líquida de R$ 76 bilhões, um aumento de