aprender para adquiri autonomia
"A aprendizagem é a nossa vida, desde a juventude até a velhice, de fato quase até a morte; ninguém vive durante dez horas sem aprender".
(Paracelso. p.24).
O livre e espontâneo ser, observador, inovador, sonhador, idealizador, procurando aquela aprendizagem social, convém ao desenvolvimento cultural, levando em consideração, uma sociedade comunicativa, uma sociedade com ideais, objetivando manter o futuro dos filhos, com o livre e espontâneo conhecimento da vida, formando a autonomia com significados para a sociedade, o complexo mundo de diferentes hábitos, ambientes, que são adequados a desenvolver a aprendizagem para a educação.
“Sob tais circunstâncias, a educação tem sido, de um lado, exaltada pelas contribuições que poderia oferecer para a contribuição de sociedade mais ricas, mais desenvolvidas, mais igualitárias e mais democráticas (…)”
O educador é capaz de formar pessoas, transformando cada sociedade num meio proveitoso, aprendendo com o educando, se conscientizando que precisa ser educado, para necessidade de cada indivíduo. Tornamos ser racional capaz de pensar em o que devemos e o que podemos fazer o que nos traz o conhecimento de cada localidade, gestos, linguagens e idéias. São diferentes circunstancias da aprendizagem fora ou dentro da educação, cada indivíduo pensa em algo, cada indivíduo aprende algo, com isso, o