codigo de etica
1 INTRODUÇÃO 3 APÊNDICES 11 ANEXO 15
1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como finalidade refletir sobre a aplicabilidade do Código de Ética Profissional na pratica dos Assistentes Sociais, juntamente com o Projeto Ético Politico e a Lei de Regulamentação da profissão.
O Serviço Social tem como principio, o posicionamento a favor da igualdade e da equidade social, e por isso o assistente social, ao exercer a profissão, precisa ter como pilar central a ética profissional, os eventos que permeiam a profissão são conflituosos e ganham visibilidade na perspectiva da compreensão da realidade social dos usuários e as expressões da questão social em instancias antes não contemporizadas. Enfim, tudo isso deve ser realizado sem ignorar que a palavra “Ética” levanta um debate onde são adotados certos juízos de valor, onde coexistem conceitos diferentes e circunstancias exteriores que norteiam o cotidiano dos mais diversos campos de atuação que tem sua pratica pontuada por um contexto histórico.
A atual realidade brasileira demanda profissionais comprometidos em reforçar a vinculação entre ética, politica, vida social e vida profissional, pois é uma realidade complexa e contraditória que exige um posicionamento ético de todos os cidadãos. Entre dimensão social e profissional é imprescindível a realização dos valores, o que faz do Código de Ética um instrumento fundamental no estabelecimento de normas que procurem garantir um suporte á pratica profissional.
A consciência ética é um componente primordial na pratica profissional de todos os Assistentes Sociais. A capacidade de proceder em conformidade com a Ética é um aspecto essencial à qualidade do serviço prestado aos usuários.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Código de Ética do Assistente Social
Com os movimentos de reconceituação ocorrido nos