Análise da revista Piauí
Curso de Graduação em Jornalismo
ALINE CHRISTINA BREHMER
JULIANE MATEUS COSTA
PAMELA NICOLETE CONSENSO
ANÁLISE DA REVISTA PIAUÍ
Jornalismo de Revista
Blumenau
2014
ALINE CHRISTINA BREHMER
JULIANE MATEUS COSTA
PAMELA NICOLETE CONSENSO
ANÁLISE DA REVISTA PIAUÍ
Jornalismo de Revista
Avaliação da matéria de capa e matéria de fechamento da revista piauí, abrangendo conceitos, linha editorial, análise da reportagem com atribuição de características.
Professora: Marta Brod
Blumenau
2014
Resumo
Diferentemente das revistas convencionais do mercado editorial brasileiro, a piauí, revista mensal idealizada pelo documentarista João Moreira Sales, pratica jornalismo literário. Com pautas pouco convencionais, o tratamento dado às reportagens geralmente assemelha-se ao de uma narrativa ficcional, apesar de não o ser.
Evita a abordagem temas explorados pela mídia, não tem manchete de capa e não tem uma linha editorial definida. Deste modo, permite que o repórter seja mais autoral em seus textos. Ou seja, os títulos e os textos não têm comprometimento com o padrão das técnicas jornalísticas, com a possibilidade de serem longos, subjetivos, irônicos, divertidos, instigantes e até mesmo fictícios.
Seu formato é de 26,5 cm x 34,8 cm. A piauí é impressa em papel especial de alta qualidade da Companhia Suzano de Papel e Celulose, o mesmo utilizado em impressão de livros, produzido exclusivamente em bobinas para sua impressão.
Esta é uma edição especial de piauí dedicada à matemática. A revista conta como o Brasil conseguiu construir em seis décadas um centro de pesquisa de primeiro nível nessa área e revela os bastidores da maior conquista da ciência nacional, além de recuperar a história das Medalhas Fields e a trajetória dos ancestrais acadêmicos de Avila. Os perfis de Artur