JORNALISMO LITERÁRIO EM REVISTA: UM ESTUDO DE CASO DA PIAUÍ
9126 palavras
37 páginas
JORNALISMO LITERÁRIO EM REVISTA:UM ESTUDO DE CASO DA PIAUÍ
Herton Felipe de Farias1
O presente trabalho buscou analisar os recursos narrativos e estilísticos utilizados pela revista piauí para construir um texto nos moldes do jornalismo literário. Para atingir o objetivo, o método utilizado para essa pesquisa, que se configura um estudo de caso único, é a análise de conteúdo com categorias pré-determinadas a partir de uma amostra não estatística e, portanto, qualitativa, do objeto de estudo. Assim, é realizada a análise de quatro reportagens da revista piauí a partir dos seguintes elementos: construção cena a cena, aproveitamento de diálogos, ponto de vista e status de vida. Ao final, comprovou-se que a revista piauí efetivamente faz jornalismo literário, ao trazer elementos da literatura para a construção das suas narrativas.
Palavras-chave: Jornalismo literário. Narrativa. Revista piauí.
1 INTRODUÇÃO
piauí chegou às bancas em outubro de 2006. E chegou para ser diferente, para estar em revista e apresentar um outro olhar sobre as questões contemporâneas.
Distante da objetividade e impessoalidade praticada nos textos jornalísticos dos veículos impressos dirigidos a grande massa no Brasil, a revista piauí utiliza recursos de estilo típicos da literatura, como descrições de cenários e personagens, e também de linguagem, como metáforas e ironia, para dar ares de “leveza” ao texto e aproximar o seu leitor de temas cotidianos. Porém, a publicação não se preocupa apenas em informar, mas, principalmente, em oferecer ao longo de suas páginas uma relação íntima com o leitor, convidando-o a participar da narrativa.
Como hipótese, ampara-se no fato de que a revista piauí propõe um rompimento com as técnicas do jornalismo convencional, firmado em conceitos estanques e engessados na fórmula do lead e da pirâmide invertida, e a retomada do
Jornalismo Literário, marcado por reportagens longas e autorais, onde a subjetividade da narrativa impera