Trabalho de Orçamento e Análise de Investimentos
Beyond Budgenting pode ser traduzido como “além do orçamento”. O Conceito foi desenvolvido pelo Beyond Budgeting Round Table (BBRT), um fórum de empresas fundado em 1998. O BBRT é formado por um conjunto de mais de 60 empresas que abandonaram os orçamentos tradicionais e estudam a forma de gestão baseada na flexibilidade e descentralização. O BBRT é uma rede internacional de organização que esta procurando modos de gestão, com base em flexibilidade, adaptabilidade e que possam sustentar um desempenho competitivo superior.
Comparado a modelos tradicionais de orçamento o Beyond Budgeting tem duas diferenças básicas. A primeira: ele é um modo mais adaptável de gestão. Ao invés de planos anuais fixos, que amarram os gerentes a ações predeterminadas, eles são revisados continuamente e baseados em objetivos elásticos, vinculados com desempenho superior de empresas de classe mundial.
O modelo de gestão Beyond Budgeting é considerado o mais adequado ao novo ambiente de constates mudanças de cenários. É a substituição, por exemplo, de incentivos negociados e metas fixas relativas a recompensas pela criação de valor, o que possibilita respostas mais rápidas a volatilidade do cenário mundial, sendo adaptável, abolindo ainda orçamentos rígidos e planejamentos centralizados.
Sendo Pflaeging (2004), para implementar o conceito de Beyond Budgeting é preciso:
Assegurar apoio da alta gerencia e dos colaboradores, não é possível a implementação pela força.
Uma mudança profunda na cultura empresarial na maioria das organizações.
Liderança e visão: Formar times de projetos com especialistas.
Implementação de ferramentas como: Tableau de bord, balanced scorecard, rolling forecasts e reporting.
É um projeto a médio e longo prazo (mais ou menos 18 meses).
Vantagens:
Em lugar da hierarquia e liderança centralizada habita a tomada de decisões e o senso de responsabilidade sobre o resultado previamente fixado.
Gestão transparente que conduz