Análise da Evolução das condições operacionais do FNO-INDÚSTRIA no Período de 2000 - 2005 com Vistas a Redemocratização Crédito.
Jailson Ribeiro Soares
Bolsista PIVIC / UFAC
Rio Branco – Acre – Brasil
Profª Msc. Sheila Maria Palza Silva
Orientador (a) do Projeto – Departamento de Economia / UFAC
INTRODUÇÃO: Com a promulgação da Constituição Federa de 1988 tem-se a criação do Fundo Constitucional do
Norte – FNO, que funciona disponibilizando linhas de financiamento de longo prazo, que contemplam atualmente o setor rural, industrial, turismo, comércio e serviços, mediante concessão de crédito diferenciado dos usualmente oferecidos por outras instituições financeiras. A presente pesquisa teve como objetivo fazer um estudo retrospectivo das condições operacionais do FNO-Industrial no período de 2000-2005 e sua aplicação no estado do Acre, no sentido de verificar se essas mudanças contribuíram para torná-lo mais democrático aos micro e pequenos produtores industriais do estado do Acre e conhecer o desempenho verificado ao longo do referido período.
MATERIAL E MÉTODO: Para a realização dessa pesquisa se efetuou inicialmente um levantamento dos Relatórios de Atividade e nos Manuais de Operação do FNO-Industrial referentes ao periodo 2000-2005.Com base nesse material coletado se efetuou um estudo sobre o programa e suas principais características (objetivos, metas, premissas, beneficiários) de forma a se obter um entendimento geral do que vem a ser essa política governamental de apoio creditício. Em seguida, foi analisado as condições operacionais das linhas de financiamento voltadas para os micro e pequenos empresários, buscando registrar se houveram e quais foram as mudanças verificadas nas normas de operacionalização do programa nesse período. Com a analise pronta, houve uma sistematização das informações e se procedeu a esquematização de um texto no sentido de expor, as informações gerais sobre o programa como um todo e de forma específica sobre o