técnico em segurança do trabalho
1. Estrutura
Apresentação das partes que compõem o trabalho (em negrito as partes essenciais).
a) Capa
b) Folha de Rosto
c) Sumário
d) Lista de Abreviaturas, Siglas, Símbolos
e) Lista de Figuras e Lista de Tabelas
f) Texto
g) Referências
h) Anexos
a) Capa (facultativa): é o elemento que protege a publicação. Pode ser transparente, de modo que possam ser lidos os dados contidos na folha de rosto. Se não for transparente, deve conter os dados que identificam o trabalho.
b) Folha de Rosto: inclui os elementos identificadores do trabalho (instituição, curso, título, autor, turma, professor, disciplina, local e data).
c) Sumário: utilizado em trabalhos que possuem subdivisões (capítulos, subtítulos). Indica o título ou o subtítulo e a respectiva página.
d) Lista de Abreviaturas, Siglas e Símbolos: relação de abreviaturas, siglas e símbolos que serão utilizadas no trabalho, especificando a significação de cada um(a).
e) Lista de Figuras e Lista de Tabelas: relação de figuras (ilustrações, fotografias, etc.) e tabelas utilizadas no trabalho, com suas respectivas paginações.
f) Texto: a linguagem deve ser clara, objetiva e formal, usando-se a terminologia própria para o assunto tratado. As ilustrações devem ser inseridas tão próximo do texto quanto possível, a não ser que se trate de material complementar, que será incluído em anexo.
g) Referências: é um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento que permitem sua identificação. As referências são relacionadas em lista própria, incluindo-se todas as fontes efetivamente utilizadas para elaboração do trabalho. Sua apresentação deve ser em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, seguido do pré-nome, abreviado ou não. Não confundir referências com bibliografia. Bibliografia é uma lista de documentos sobre o assunto em estudo, não utilizados no trabalho.
Exemplos:
Livros
AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local