Análise da eficiência de uma manta térmica laminada
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Análise da eficiência de uma manta térmica laminada
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Aline Isabela Kaiena Soares Aleme, Allan Francisco Ribeiro Maia Lazarotti, Bruno Assunção Batista, Daniel Rodrigo Mendes Costa, Jefferson Ferreira Teixeira
Professor orientador: Warlei Agnelo de Oliveira
Professores Co-orientadores: Cristiane Silva Souto, Eduardo Campos dos Santos, Meiriane Cristina Faria Soares, Wesley Teófilo de Oliveira
1. tema: introdução à ciência
2. subtema: sustentabilidade na engenharia civil
3. identificação do problema / desafio técnico
Apesar do Brasil ser um país com muita insolação, as casas não têm os devidos preparos para dissipar o calor proveniente do sol. A ação do calor em estruturas residenciais despreparadas torna-se forte e, muitas vezes, por desinformação, essas moradias são construídas com materiais que absorvem o calor para dentro do ambiente e criam-se estufas desconfortáveis para os moradores.
Assis (2008) comenta que as mudanças mais expressivas do aumento da temperatura na cidade de Belo Horizonte ocorreram após a década de 1980, período em que a mudança no uso do solo e a verticalização da cidade foram mais aceleradas.
4. objetivo
O objetivo consistirá em verificar a possível redução da temperatura interna de uma residência, provocada pela ação do sol, utilizando uma manta térmica laminada aplicada diretamente sob uma telha em um protótipo. A hipótese é que a manta deverá isolar o calor proveniente do sol e evitar que este adentre no ambiente.
5. desenvolvimento do trabalho
A Fig. 1 do ANEXO apresenta características do isolante térmico que será utilizado no experimento. Segundo o fabricante DURALFOIL, a face de alumínio possui alta taxa de refletividade térmica que pode chegar a 95%. A folha de polietileno cria uma barreira e evita passagem de calor, além de tornar a manta mais resistente e impermeável.
5.1 MATERIAIS E