Análise da década de 70 e 80 do brasil
Explique as razões do crescimento econômico significativo registrado entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira metade dos anos 70 da economia brasileira, bem como aponte suas principais contradições.
A partir da década de 50, o crescimento do PIB brasileiro tem caráter cíclico que pode ser justificado pelo fato de ocorrer uma industrialização pesada em condições de subdesenvolvimento, pois a indústria de bens de consumo duráveis e bens de capital crescem em um ritmo aceleradamente maior que as bases que a sustentam. Outros fatores determinantes desse crescimento muitas vezes interrompido são os desequilíbrios no balanço de pagamentos, pois os fornecedores concediam crédito para manter a capacidade de importar, e a aceleração inflacionária, esta era agravada pelos problemas de pagamento da dívida interna e externa.
A seguir estão expostos alguns dos fatores que contribuíram para o “milagre” econômico do período 1967-1973. Muitas reformas constitucionais formaram um novo marco regulatório, vale considerar a reforma o plano que o antecedeu, o PAEG, e as implicações do mesmo.
O movimento militar que destituiu do Governo Goulart e colocou marechal Castelo Branco na presidência, em 1964, teve como primeira ação a instalação do Programa de Ação Econômica do Governo, elaborado pelo recém-criado Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica, composto por Campos e Bulhões. Este plano tinha os principais objetivos: i) acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico interrompido no biênio 1962-63; ii) conter, progressivamente, o processo inflacionário durante 1964-65, objetivando um razoável equilíbrio de preços a partir de 1966; iii) atenuar os desníveis econômicos setoriais e regionais, assim como as tensões criadas pelos desequilíbrios sociais, mediante melhoria das condições de vida; iv) assegurar, pela política de investimentos, oportunidades de emprego produtivo à mão-de-obra que continuamente aflui ao mercado de trabalho; v) corrigir a