Análise da distribuição granulométrica de agregados
1 introdução
O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado.
Tem importância fundamental para nos orientar sobre a classificação do agregado (de acordo com a escala granulométrica da ANBT) e o comportamento do mesmo quanto a sua utilização na Engenharia Civil.
Através dos resultados obtidos é possível a determinação da dimensão máxima característica e do módulo de finura, além da construção da curva granulométrica (representação gráfica das percentagens retidas em cada peneira em relação à dimensão de abertura de sua malha) que possibilita a determinação de suas características físicas.
2 Materiais e equipamentos
Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio;
Peneiras da série normal e intermediária (4.8, 2.4, 1.2, 0.6, 0.3 e 0.15 mm), com tampa e fundo;
Pincel ou escova.
3 Procedimento
Encaixou-se as peneiras na ordem crescente (da base para o topo) da abertura das malhas.
Separou-se 7 (sete) folhas de papel toalha, devidamente identificados, para que o agregado retido em cada malha fosse ali depositado visando maior eficiência e organização no processo de peneiramento.
Foram postos 300g do agregado na primeira peneira, este foi mexido por cerda e peneirado manualmente, logo depois foi observada a quantia retida na malha e esta foi depositada no papel correspondente.
Este mesmo procedimento foi realizado com as outras 5 (cinco) peneiras e por final, com o fundo.
Terminado o peneiramento, cada amostra foi pesada, também em ordem crescente, e teve seus valores anotados.
4 Resultados e considerações finais
Tabela 1. Relações das peneiras utilizadas e o material retido em cada uma delas.
Conferindo-se a massa total final do material com a massa inicial, temos uma diferença de 0.163%, diferença essa que pode ter sido causada por perda de material ou por questão de