Análise da comunidade Noivas do Cordeiro em Bela Vista-MG
FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
No documentário "Noivas do Cordeiro" a partir da história contada a respeito de Maria Senhorinha e como ela deixou seu casamento para viver com um homem que não era seu marido e com quem teve 9 filhos, podemos observar no contexto a dificuldade daquelas pessoas que viviam em uma pequena comunidade tradicional onde os valores culturais se voltavam contra essa atitude tomada por Maria Senhorinha. Em uma comunidade onde as pessoas se conheciam e tinham vínculos próximos, isso resultou no isolamento daquela comunidade, chegando a serem denominadas "prostitutas" e amaldiçoadas pela igreja por gerações. Posteriormente, foi fundado a igreja Noiva do Cordeiro.
Comunidades tradicionais são definidas como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tal que possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução, cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. Na utilização de tais recursos, devem se utilizar de conhecimentos, inovações e práticas que foram criados dentro deles próprios e transmitidos oralmente e na prática cotidiana pela tradição. Para ser reconhecido como comunidade tradicional, precisa trabalhar com desenvolvimento sustentável. Noiva do cordeiro é um exemplo desse tipo de comunidade, onde apesar de haver preconceito, isolamento social, e discriminação, havia também regras impostas aos seus moradores, valores e respeito entre eles, essa comunidade que carrega na história uma tradição.
Para entender melhor a questão das populações tradicionais é fundamental entender sua cultura que está intimamente dependente das relações de produção e de sobrevivência. Para a visão de Castilho como sociológico e antropológico, esta comunidade se destaca entre as demais e torna-se diferente