Análise da coleção de Livros Didáticos Projeto Teláris
Andrea Folk¹
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da coleção de livros didáticos do Projeto Teláris para a disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do ensino fundamental, de autoria de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi. Essa análise é feita a partir das concepções de norma conceituadas por Faraco (2008), e o objetivo do artigo é analisar quais dos conceitos de norma do autor são apresentadas na coleção e de que forma. Para tanto, será aferido qual a concepção de gramática que norteia a coleção, como é o tratamento dos conteúdos gramaticais e como são vistos os fenômenos linguísticos em variação, terminando com uma apreciação crítica da mesma.
Palavras-chave: gramática, norma, livros didáticos, variação linguística.
Introdução
A coleção de livros didáticos do Projeto Teláris, para a disciplina de LP nos anos finais do EF, é de autoria de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi. As autoras, que adotam explicitamente uma postura baseada no uso dos gêneros do discurso e a favor do letramento, colocam no manual do professor, ao final de cada livro da coleção, a forma como os organizaram e que sequências de metodologias seguem, para que esses gêneros abordados sejam trabalhados em consonância às reflexões sobre normas e usos da língua.
Para tanto, os livros foram organizados da seguinte forma: cada volume possui 4 unidades, com 2 capítulos cada uma, onde cada capítulo abordará um gênero textual diferente, seguido por uma Interpretação do texto. Nessa interpretação, será feita uma parte de compreensão, uma de análise da linguagem e da construção do texto. Dando sequência, vêm atividades de Práticas de oralidade, leituras de textos em outras linguagens, análise linguística em Língua: usos e reflexão, resumo do que foi visto na unidade, uma proposta de Produção Textual, finalizando com a leitura de outro texto do mesmo gênero.
Cada