ANÁLISE DA AÇÃO DE UMA ENZIMA EM FUNÇÃO DO pH
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA I
PRÁTICA 8
ANÁLISE DA AÇÃO DE UMA ENZIMA EM FUNÇÃO DO pH
São Paulo
2014
SUMÁRIO
Introdução2
Objetivos5
Procedimentos5
Toxicidade7
Resultados e Discussões8
Questionário 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
INTRODUÇÃO
O nome enzima provém de "in yeasts", no qual suspeitava-se que as catálises biológicas estavam envolvidas com a fermentação do açúcar em álcool. A primeira descoberta foi feita por Payen e Persoz em 1833, quando encontraram uma substância termolábil no precipitado do álcool, extrato de malte, que convertia amido em açúcar, mais tarde denominada amilase. A primeira teoria foi publicada em 1835 por Berzelius. Pasteur em 1860 postulou que as enzimas estão associadas à estrutura e a vida da célula.
Em 1877 Buchener obteve sucesso na extração de enzimas de células de leveduras que catalisavam a fermentação alcóolica. Isto demonstrou que estas enzimas catalisavam a maioria das vias metabólicas energéticas e podem funcionar independentemente da sua estrutura.
A enzima foi primeiramente isolada na forma cristalina, mas isto foi compreendido melhor quando Summer em 1926 isolourease de feijão e evidenciou que estes cristais consistem em proteínas.
Hoje 2000 diferentes enzimas são conhecidas, nas quais muitas são isoladas na forma pura homogenizada e 200 na forma cristalizada.
Todas as enzimas são proteínas, mas nem todas as proteínas são enzimas. As proteínas, como um todo, ocupam um papel de destaque na dinâmica e estruturação dos organismos vivos.
As enzimas, parte deste grupo de proteínas, funcionam como catalisadores, permitindo que uma reação química venha a ocorrer dentro dos limites das temperaturas biológicas.
Para um perfeito entendimento sobre a estrutura de uma enzima e como esta funciona, devemos considera-la tanto como uma proteína quanto um catalisador biológico.
O princípio de catalisador é diminuir a energia de ativação. A enzima liga-se a uma