Análise da Assistência estudantil na Universidade Federal de Alagoas
ESTÁGIO SUPÉRVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL II
ANÁLISE DA ASSISTENCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (IFES). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. O PNAES oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.
A universidade Federal de Alagoas através da PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL (PROEST) assiste à comunidade estudantil em toda sua plenitude, planejando, gerindo e executando as políticas e atividades estudantis. A PROEST desenvolve programas mediante quatro linhas prioritárias de ação: * Inclusão e permanência
* Apoio ao desempenho acadêmico
* Promoção da cultura
*Do lazer e do esporte
Destas linhas, resultam programas de assistência à saúde (de forma precária, mas oferece através dos encaminhamentos médicos ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes).
A moradia, (residência universitária e ajuda de custo com fim moradia). À alimentação (Restaurante Universitário)
Bolsas (BDAI, PAINTER, Pró-Graduando, Bolsa atleta). Essas bolsas têm a finalidade de minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A PROEST desenvolve atividades, projetos e programas visando prestar assistência aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, com base no PNAES (Programa nacional de assistência estudantil). Através de estudos e leituras feitas