ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O DESABAMENTO DE UM PRÉDIO NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O DESABAMENTO DE UM PRÉDIO NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA
Guilherme Branco Ladvocat
Thalita Tavares
Guilherme Roque de Souza
Petrópolis
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Acidentes na área de engenharia civil geram grande impacto e gravidade, visto que podem ter óbitos relacionados, perdas e/ou danos de patrimônio. Pessoas, muitas vezes, podem ser responsáveis por tais situações, desrespeitando o código de ética, seja por má conduta, incopetência ou descaso. Engenheiros civis, órgãos fiscalizadores e regulamentadores são responsáveis por manter a ordem e a segurança de edifícios e contruções.
2 O ACIDENTE
Em Janeiro de 2012, no centro do Rio de Janeiro, três prédios foram ao chão e, infelizmente, vítimas foram feitas. O incidente ocorreu entre o Largo da Carioca e a Cinelândia, uma área comercial de grande movimentação.
Os três prédios envolvidos no acidente eram: edifício Liberdade, de cerca de 18 andares (Rua Treze de Maio), edifício Colombo, de 10 andares (Rua Manoel de Carvalho) e um terceiro prédio de quatro andares. O colapso estrutural do prédio mais alto fez com que os três prédios tivessem as estruturas abaladas e assim desabaram.
O acidente matou 17 pessoas e deixou cinco desaparecidas.
3 CAUSAS
Uma comissão de engenheiros especializada em estruturas foi designada pela Comissão de Engenharia do Rio de Janeiro para avaliar as causas do acidente. No meio de muitos escombros, pouca coisa útil a esta avaliação foi encontrada, uma vez que o desabamento e a escavação em busca de sobreviventes danificaram essas partes remanescentes.
Porém os engenheiros afirmam que somente uma ruptura de um pilar poderia ter derrubado o prédio sem antes dar nenhum sinal. Outros fatos que justificam essa causa são o de que prédios antigos, como este, costumavam ser superdimensionados devido a falta de precisão