análise crítica - segmentação de mercado
Ao tratar do tema segmentação de mercado em seu artigo, Francis Haime pode abordar de forma concisa e cumpre com eficácia o objetivo de transmitir o tema abordado. É possível observar coerência e harmonia em todo o conteúdo da obra, pois não desviasse do ponto chave, além de usar referências de autores conceituados, como Philip Kotler. Define o conceito de segmentação de mercado, qual é a sua importância, os níveis, vantagens e desvantagens de determinados tipos de segmentação e os procedimentos para sua realização de forma eficaz.
O artigo como um todo embasa conceitos práticos, porém deixa a desejar no que diz respeito o uso de exemplos, como no caso de tópicos como “Coletas de dados para segmentação”. Apesar de fazer bastante uso de tabelas e ilustrações explicativas no decorrer do artigo, é preciso um esforço maior em alguns pontos, o que seria mais bem esclarecido com o uso de exemplos práticos a realidade. Apesar disso não houve necessidade de recorrer a nenhum outro artigo para compreender o tema.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Em princípio, parece uma tarefa fácil segmentar um mercado, mas na realidade existem muitas dificuldades. A empresa deve pensar sempre numa forma de atuar no mercado.
Ao pensarmos em mercado, necessitamos antes de tudo traçar uma definição do que vêm a ser estes mercados. A empresa conseguirá vender seus produtos aos consumidores se existem alguns requisitos básicos:
1) Deve existir algum pessoa com necessidade que seja satisfeita com a compra do produto;
2) A pessoa deve ter o poder aquisitivo para comprar o produto, e;
3) Condições para efetuar a compra.
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível,