Resumo incompleto Kotler
Todas as empresas precisam de estratégias para se adaptarem ao mercado em mudança. Não há nenhuma estratégia melhor para todas as empresas. Cada uma deve tentar encontrar a que fizer mais sentido, dada a sua situação, oportunidades, objetivos e recursos.
O Marketing tem um papel importante no Plano Estratégico. Fornece informação e outros inputs para o ajudar a preparar. O Planejamento Estratégico é a primeira etapa do Planejamento de Marketing e define o papel do Marketing na organização. O plano Estratégico guia o Marketing, que deve trabalhar com outros departamentos para atingir objetivos estratégicos.
Plano estratégico
Missão, objetivos estratégicos, análise SWOT, análise de portifólio, objetivos e estratégias.
Missão
A missão determina o propósito da empresa. As empresas começam com uma missão clara, definida pelo seu fundador. A missão vai-se alterando, a medida que a empresa adquire novos produtos/mercados. Uma missão deve ser: realista, específica, baseada em competências que a distingam das outras, e motivadora.
Análise SWOT
Determina as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças críticas da empresa. Este contém muita informação, de diferente importância e credibilidade. A análise SWOT distingue quais são os itens críticos.
Matriz BCG
Eixo vertical – taxa de crescimento do mercado (medida da atratividade do mercado)
Eixo horizontal – market share (medida de força da empresa no mercado)
Estrelas – negócio com alto crescimento / alto lucro. Precisam de investimentos pesados para financiar o seu crescimento rápido. O seu crescimento irá diminuir – tornando-se vacas leiteiras.
Vacas leiteiras – baixo crescimento / alto Market share. Estão estabelecidos (e são bem sucedidos). Precisam de menores investimentos para manter seu Market share.
Interrogação – baixo Market share em mercado de elevado crescimento.
Precisam de capital para manter a sua quota.
Abacaxi: baixo crescimento/baixo share. Podem gerar