Análise crítica - michael porter
GESTÃO ESTRATÉGICA E DA INOVAÇÃO
TAREFA 01 – ANÁLISE CRÍTICA TEXTO MICHAEL E. PORTER
Um tema sempre em alta nos meios acadêmicos são os estudos acerca do ambiente corporativo, do mundo dos negócios e das estratégias empresariais e competitivas.
Neste assunto, Michael Eugene Porter se destaca, sendo referência e aclamado como um dos "gurus" da administração, sendo um dos autores mais citado e influenciando gerações de gerentes pelo mundo.
Entender suas teorias e compreender a evolução de sua obra é conhecer uma representativa parcela da evolução da estratégia empresarial das últimas três décadas.
A busca por uma fórmula para as empresas alcançarem o sucesso no mundo corporativo passa por entender os mecanismos do mercado e os porquês de empresas conseguirem o sucesso enquanto tantas outras falham. Estes estudos e teorias com suas ferramentas e análises têm orientado e direcionado o nível gerencial das empresas.
No artigo estudado, Montgomery e Porter discorrem sobre o tema estratégia. Colocam o conceito e algumas definições importantes além de situarem no tempo e no contexto mundial. Segundo os autores, o planejamento estratégico deixou de ser matéria de estudiosos para tornar-se ferramenta diária de trabalho, ganhando importância entre os gerentes das organizações na década de 80.
E este avanço vem de encontro à necessidade cada vez maior das empresas serem competitivas tanto internamente (mercado nacional), quanto externamente, com a queda de barreiras ao comércio internacional e o mercado cada vez mais globalizado. Colocam que a definição de estratégias bem fundamentadas é uma necessidade primordial para as empresas que almejam o sucesso hoje em dia, e que análises sofisticadas devem rapidamente passar do planejamento às ações.
Citam artigos que refletem o progresso no campo da estratégia, buscando ser atemporais e influenciando as praticas gerenciais atuais. Porter defende que todas as organizações têm uma