Análise Crítica de Gestão de Custos de uma Empresa de Nutrição Animal
1.0. Introdução
1.1. Apresentação A empresa atua no mercado brasileiro, precisamente pesquisando, desenvolvendo e comercializando soluções e produtos para a nutrição de animais de produção, trabalho e companhia.
2.0. Desenvolvimento
2.1. Objetivos do Sistema de Custos Adotado
O sistema de custeio por absorção é apurado para fins legais. E o método de custeio variável para auxiliar na precificação, análise de desempenho dos produtos e gestão orçamentária dos custos fixos.
2.2. Técnicas de Cálculo e de Acumulação dos Custos aos Objetivos
2.2.1. Cálculo e Acumulação dos Custo de Fabricação dos Produtos
Os custos são acumulados por Ordens de Produção, compostas por Operações, como pesagem, mistura, extrusão, ensaque, entre outras. Cada operação, pode ou não conter os materiais diretos necessários para a fabricação do produto. O colaborador através do reconhecimento de código de barras, ou o Software de Automação, nos processos automatizados, registram o início e fim de cada operação, para temporização das mesmas. Nas operações que há entrada de matérias-primas, o consumo das mesmas também é feito através de código de barras acoplados às balanças que registram a quantidade utilizada de cada uma delas.
Os custos incluídos nas ordens de produção, enquanto elas estão em andamento, passam a compor o estoque de produtos em processo. Ao fim de todas as operações, os produtos e saldos são finalizados e lançados no sistema e os custos são transferidos para o estoque de produtos acabados.
Na fabricação, os custos são registrados da seguinte forma:
• Matérias-Primas: Baseado no custo real/kg de cada componente da Ordem de Produção. Os valores das mesmas estão inseridos no Sistema de Gestão Empresarial e são vinculados aos lotes/código de barras utilizados na pesagem;
• Mão de Obra Direta: Apropriada com base no somatório do tempo de execução de cada operação da Ordem de Produção