Análise crítica de 1984
ORWELL, GEORGE.
1984.
7 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Eric Arthur Blair nasceu em Motihari, Índia, em 1903. Foi Jornalista,ensaísta e romancista britânico. Escreveu seus principais livros sob opseudônimo George Orwell. Trabalhou como agente de polícia emMianmar, onde desenvolveu então um ódio contra o imperialismo,sentindo-se mal por oprimir um povo estrangeiro. Relata esse períodode sua vida no livro The Road to Wigan Pier. Regressou ao ReinoUnido e se juntou à luta pelo POUM (Partido Operário de UnificaçãoMarxista), milícia de tendência trotskista contra Francisco Franco,Mussolini e Hitler. Batalhou na Guerra Civil Espanhol, época que érelatada pelo livro Homage to Catalonia. Orwell morreu em Londresdevido à Tuberculose aos 46 anos de idade.
ERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
Eric Arthur Blair, ou George Orwell como é conhecido seupseudônimo, é um dos representantes mais marcantes da literaturadistópica, ou seja, promove a vivência de uma “utopia negativa”,marcada pelo totalitarismo autoritarismo, opressão e controle dasociedade. Blair achava que a sociedade inerte se tornariacorruptível, tendo a tecnologia como uma ferramenta de controletanto do Estado, de instituições ou mesmo de corporações.Essa revelia perante o imperialismo, Blair adquiriu durante otempo que trabalhou como agente de polícia em Mianmar, quando oprimia os colonizados britânicos em nome do governo do paíseuropeu. Somou a isso o tempo que foi partidário do POUM, o inícioda Segunda guerra, os governos nazista e franquistas.
SÍNTESESociedade
A trama se passa no Império de Oceania, onde impera aideologia do IngSoc (socialismo inglês), regime socialista totalitárioque vigora no poder dado ao Grande Irmão (Big Brother), autoridademáxima na Pista Número 1 (nome dado à Inglaterra na época).Diariamente há o "Dois minutos de ódio", parte do dia em que todosos membros do partido se reúnem para ver propaganda enaltecendoas conquistas do