Análise Critica
CENTRO DE ARTES
DEPARTAMNETO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
THAISA GOMES DOS REIS
PROF.: Alexandre Curtiss
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO – PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
Análise Critica
Sevcenko, Nicolau, “A corrida para o século XXI: No loop da montanha-russa”, São Paulo, Companhia das Letras, 2001.
O historiador e critico Nicolau Sevcenko, analisa a passagem do século XX para o XXI tomando como base uma viagem de montanha russa. A comparação é justamente para mostrar como as transformações de um século para o outro ocorreram muito rápidas e vertiginosas, causando uma sensação de entorpecimento e fácil aceitação. O que é uma visão diferente e interessante.
A era da globalização causou mudanças em praticamente tudo que existia no mundo, mudou o modo de pensar das pessoas, trouxe poderosos conglomerados multinacionais, acarretou a revolução nas comunicações, motivou a concorrência, ocasionou desemprego e violência, etc. Desse modo Sevcenko deixa claro que os custos do progresso são altíssimos, mas preço que são necessários serem pagos para que o progresso ocorra.
O autor também coloca em questão o fato do futuro estar sendo controlado por forças fora do controle institucional. Forças essas que tomam decisões de grande porte sem pensar nas conseqüências que as mesmas podem ter no futuro. Ato que Nicolau Sevcenko chama de mal do “presentismo”, dessa maneira expondo o egoísmo e a injustiça que são deixadas de lado, já que tais decisões são tomadas por pessoas que muitas vezes não chegam a sofrer as conseqüências das mesmas.
O escritor explica que devido à força de sedução da publicidade e o consumo exagerado, as empresas e os grupos políticos passam a tratar a sociedade como mercado consumidor. Fazendo com que as pessoas se tornem aquilo que consomem, portanto os que não consomem são considerados incapacitados. Visão talvez um tanto exagerada e brusca.
Portanto para compensar o