Análise Critica de Ithaca Road
Colégio Pedro II
Trabalho de português
Alunas: Raquel Carvalho nº29 Thaís Oliveira nº31
O livro conta a estória de Narelle, uma mulher frustrada com ela própria, pois esta já esta em sua fase adulta e foge da realidade não se apegando a pessoas e nem a lugares. Sofre de uma doença chamada psoríase, que ataca a pele, através dessa doença o autor procura passar um pouco da personalidade de Narelle.
Bernard, seu irmão, foge da Austrália devido ao processo de falência de seu restaurante, Paddington Sour, deixando Narelle no comando de seu estabelecimento e a frente do processo. Narelle sente-se confusa e desnorteada de volta a Austrália, tentado convencer-se que tudo ficará bem e que irá acabar o mais breve possível. Tendo que lidar com um corretor, do qual Narelle não suporta, esta tenta administrar a “nova” vida e a antiga, que esta mais bagunçada que a “nova”.
Para completar ela tem uma delicada relação amorosa à distância com Jorg, um jornalista investigativo, relação esta que dura anos, e que pela própria Narelle ainda não virou casamento. Narelle tem sua amiga Trixie e que ao retornar a Austrália à ajuda em certos casos. Justin, um antigo conhecido, e que ao longo do livro se mostrará um amigo verdadeiro ao invés de idiota do qual Narelle achava que fosse também terá sua importância.
Em Sydney, Narelle conhece Anna e sua irmã mais velha Lakini. Anna é uma jovem que tem problemas ao se socializar com outras pessoas, porém tudo que Anna quer passar ela passa através da sua incrível habilidade artística, e Lakini que tenta sempre cuidar de sua irmã devido a falta dos pais. Narelle e Anna vão desenvolver ao longo do livro uma amizade incrível e surpreendente.
Com uma personagem principal complicada e delicada o autor traça uma narrativa curta e objetiva, procurando explicar acontecimentos presentes com acontecimentos passados. Ithaca Road é narrada de uma forma