Dez lições de sociologia
Nome: Élida Queiroz Pedrosa Série/Turma: 1ºEM /D Professor: Cleide A. Barillari Livro: Dez Lições de Sociologia
1. Qual a diferença entre religião e magia?
R: A diferença entre a magia e a religião são os aspectos da temporalidade e tradição. Os interesses mágicos distinguem-se dos interesses propriamente religiosos por seu caráter parcial e imediato.
2. Explique com base nas ideias do texto, a frase “a cidade profana e agnóstica é de novo tomada pelas criaturas de Deus e do diabo”. R: As cidades que antes tinha certa dúvida em relação à crença do bem e do mal (Deus e diabo) estão voltando por conta dos problemas que vem a ser ocorrido e assim coloca a culpa em Deus ou no diabo, no bem ou no mal.
3. Analise a tese de Lutero “Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ou necessitado, procedem melhor do que se comprassem indulgências”. R: Nesta tese ele quer informar que não adianta você tentar pagar seus pecados através de bons atos que só ocorrem ali e depois são esquecidos.
4. O que propunha o Concílio de Trento? R: Propunha que não houvesse o avanço dos protestantes através da Contrarreforma.
5. Por que Pierre Bourdieu se envolveu na Guerra de Independência da Argélia? R: Ele dizia que era uma forma de puni-lo por ele ter manifestado sentimentos hostis á ela
6. Como Pierre Bourdieu analisava os valores de seu tempo? R: Analisava que podem ser instrumentos de dominação que legitimam e justificam a unidade do sistema de poder, fornecendo-lhe um estoque de símbolos necessário á sua expressão. Os valores não se realizavam unicamente nos indivíduos nem nas instituições, mas nesses dois “estados do mundo social”.
7. Resuma, em no máximo três linhas, a ideia principal de cada um dos três autores nos trechos correspondentes. R: Karl