Análise comparativa entre monografia e artigo científico
Curso de Pós-Graduação
Auditoria
Aluno: Misael Cerqueira Santos
2ª Atividade: Texto Comparativo
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO
1. MONOGRAFIA:
1.1. Conceito:
É um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga não só um assunto com originalidade e em profundidade, considerando todos os seus ângulos e aspectos dependendo dos fins a que se destina (LAKATOS, 1995, p.28). É um trabalho de conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação, que comunica o resultado final de um estudo e de uma reflexão sobre um tema especifico da área de conhecimento do curso.
1.2. Elementos constitutivos suas definições e finalidades:
a) Elementos pré-textuais:
Os elementos pré-textuais são os que antecedem o texto e contêm informações que ajudam tanto a identificação como a utilização do documento. São eles: Capa (obrigatório) Cobertura externa onde devem constar os elementos necessários à identificação do trabalho. Os elementos da capa são: a) nome da Instituição, centro e curso; b) nome do autor; c) título, que deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo do trabalho; d) subtítulo, se houver, deve ser claro e evidenciar sua subordinação ao título principal; e) local (cidade onde se localiza a Instituição que o trabalho será apresentado); f) ano da apresentação do trabalho.
Lombada (opcional)
Elemento onde deve constar as seguintes informações: nome do autor, título, elementos alfanuméricos de identificação de volume, logomarca e data.
Folha de rosto (obrigatório)
É a principal fonte de informação, portanto deve conter todos os elementos necessários à identificação do trabalho, transcritas na seguinte ordem: a) nome do autor; b) título, que deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo do trabalho; c) subtítulo, se houver, deve ser claro e evidenciar sua subordinação ao título principal; d)