Análise comodos
Este trabalho tem como objetivo analisar as transformações que ocorreram nos principais cômodos de apartamentos projetados para as classes B e C, tomando como referência o texto “Anos 50- Usos e percepção do ambiente doméstico e seus objetos. 4o. Ciped.” (MOTT, Tatiana; Riccetti, Teresa.), a pesquisa feita sobre imóveis atuais e nossas percepções sobre tais espaços.
Ao concebermos este texto, temos em vista as modificações no mobiliário, - posto que o tamanho de tais apartamentos tem diminuído - e no comportamento dos moradores frente a essas mudanças e um novo estilo de vida.
Análise do Espaço Físico
- Cozinha
Com a diminuição da área total dos apartamentos, houve a necessidade de rever o dimensionamento dos espaços e a possibilidade de integração entre eles. Devido a esse fato, percebe-se hoje uma diminuição na área destinada à cozinha o que acarreta a necessidade de um mobiliário modular, que possibilite a melhor utilização do pequeno espaço.
Nota-se também a presença de bancadas em substituição das mesas, que agora, restringem-se à sala de jantar, além disso, há o predomínio de cores neutras e materiais que facilitem a limpeza.
Outro facilitador para a realização das tarefas domésticas é a integração entre este cômodo e a área de serviço, que se tornou um fator colaborador para a diminuição do caráter de um ambiente de reuniões familiares antes muito frequentes neste ambiente da casa.
- Sala de Jantar
A sala de jantar sofreu muitas modificações deixando de ser um local separado e se integrando a sala de estar criando um espaço único. Nos dias de hoje este ambiente é usado não só para reuniões familiares ou com convidados como também um espaço para estudo, um local para colocar bolsas e chaves quando se chega em casa.
Os móveis utilizados na sala de jantar costumam ser apenas uma mesa e algumas cadeiras, sendo que o tamanho e quantidade dependem do tamanho desse espaço.
- Sala