Análise artigos científicos
1. Nome do Artigo:
Domótica Inteligente: Automação Residencial baseada em Comportamento.
2. Filiação científica:
Julio André Sgarbi, Flávio Tonidandel; Centro Universitário da FEI – UniFEI
3. Palavras Chave:
Domótica Inteligente, Aprendizado, Inteligência Artificial.
4. Objetivo:
Analisar o comportamento dos moradores de uma casa, a fim de monitorar e analisar seus hábitos e estabelecer regras utilizando um sistema ABC+ (automação baseada em comportamento) que se apropria dessas regras utilizando indução.
5. Citações
• Segundo Bolzani (2004), “Algumas vezes estes sistemas são implementados com técnicas de inteligência artificial, entretanto a maioria deles possui apenas mecanismos automáticos”.
• Segundo Muratori (2005), “A principal ênfase destes sistemas está no gerenciamento de recursos, segurança, conforto e atualmente em entretenimento.”
• Segundo Tonidandel; Takiuchi (2004),“Automação residencial deve evoluir para o conceito de Domótica Inteligente, onde se entende que dados obtidos dos sensores da casa devem ser avaliados de modo a adaptar as regras de automação do ambiente ao comportamento dos habitantes.”
• Segundo Batista (1997), “Uma maneira de representar conceitos é a lógica de regras de decisão associativas, a qual pode ser facilmente entendida por humanos, pois tem a seguinte forma: Se Y é verdade e X é falso, então classe A.”
6. Síntese da Fundamentação Metodológica
A simulação foi realizada através da utilização do software Delphi, onde os sensores (de presença, de temperatura etc.) podem ter seus estados alterados através de botões presentes na tela do simulador do programa. Quando algum sensor é alterado, ele gera um evento. Sempre que há alteração ela é registrada juntamente com o horário no quadro 1 da tela. No quadro 2 fica registrado os eventos armazenados (todas as combinações de condições dos sensores e suas respectivas saídas - lâmpada acesa ou apagada).
A simulação foi