Análi de solos em laboratório
Com o conhecimento das características do solo fica fácil saber quanto de adubo aplicar e em que lugar, garantindo a uniformidade nutricional do solo.
II- Objetivo. A amostra de solo utilizada foi retirada da horta do colégio, o objetivo é verificar a acidez do mesmo.
III- Procedimentos. 1. Verificação da condutividade elétrica.
Colocou-se 50 ml de água destilada em um béquer e após, com o auxílio de um condutímetro, mediu-se a condutividade elétrica da água, colocando os fios dentro da mesma. A lâmpada do condutímetro não acendeu, devido a água ser destilada e não ter eletrólitos suficientes. Acendeu-se o bico de Bunsen e com auxílio da tela de amianto aqueceu-se a mesma, verificando-se a condutividade, continuou sem conduzir eletricidade. Uma colher de amostra de solo foi adicionada e misturada, continuando sem condutividade. Aqueceu-se a água com mistura de solo novamente, durante dois minutos. Novamente o condutímetro não acedeu, nossa lâmpada era de 60w, a de outro grupo, sendo de 40w, acendeu. Conclui-se então que o solo transmite corrente elétrica.
2. Acidez do solo. Em um tubo de ensaio adicionou-se uma espátua de solo peneirado e em seguida aproximadamente dois dedos de água destilada, misturando-se e após colocando o tubo em um béquer com água quente, para dispersar-se os eletrólitos. A água do tubo estando aquecido, ele é retirado e posto na grade, aguarda-se até que a parte sólida existente se deposite no fundo e, com a ajuda de um conta gotas é retirada a parte sobrenadante ou a parte líquida, parte de cima, passando o líquido para um béquer. Com o auxílio de uma pinça colocou-se na solução o papel tornassol azul, vermelho e o