Antígona
Na peça Antígona o direito positivo era representado por Creonte que era o rei quem impunha as leis e o direito natural era a vontade dos Deuses o que eles proclamavam.
Antígona descumpriu o direito positivo do rei porque o direito que ela realmente conhecia era o natural e sentia-se na obrigação de o cumprir enterrando seu irmão, era aquele direito posto com o consentimento de um Deus que todos consideravam existir e participar diretamente da vida e das decisões de todos. Antígona justifica seus atos dizendo que as leis divinas estão acima das leis humanas.
2) Identifique a passagem (em forma de síntese) em que aparece a noção de democracia.
Logo que Hêmon, filho de Creonte, se opõem sobre a decisão de seu pai sobre a penitencia de Antígona, quando Creonte disse que o que ele decidiu estava decidido e ponto final, que Antígona, portanto, deveria ser punida, conforme ele havia dado ordem.
HÊmon coloca em questão que o povo não concordava com o que Creonte estava fazendo, que um Estado não pertence a um homem só, que se era isso que ele faria então devia governar uma terra deserta. Que não era violando os preceitos divinos que se sustenta a autoridade.
Assim aparece a democracia onde um governante tem de ouvir também a vontade de seu povo, o governante que despreza as opiniões do povo põe em risco a cidade e a si próprio