Antropologia e violência simbolica
Resposta:
De acordo com o autor, o antropólogo tem a função de fazer pesquisas na sociedade dentro da observação participante, ou seja, ele faz sua pesquisa fazendo parte dela. O antropólogo faz uma refração sobre o tema a ser pesquisado e após essa análise é necessário se inteirar ao assunto ou a cultura desejada para iniciar seu trabalho. Depois de participar do meio pesquisado (ouvindo, observando), o antropólogo escreve e reescreve sobre o tema vivido para documentar e cientificar, provando assim que é verdadeira a teoria da sua pesquisa.
Contudo, o trabalho do antropólogo se resume em três partes, olhar, ouvir e escrever que estão totalmente interligados e consiste em fazer a observação participante e a relativização, ou seja, relacionar o estudo diferencialmente com a realidade (sociedade atual)
2) Ainda de acordo com a opinião do grupo, em que sentido a antropologia pode colabora para compreensão dos fenômenos jurídicos e sociais? De pelo menos um exemplo.
Resposta:
A Antropologia dentre suas diversas áreas, possui o campo que se estuda sobre a parte jurídica e social, também conhecida como Antropologia do Direito. Ela colabora com isso estudando as categorias que falam sobre o saber jurídico: como isso foi e esta sendo produzido, reproduzido e consumido. A antropologia classifica, analisa e identifica as formas como e organizado o "campo" jurídico.
Antropologia do Direito abrange a questão de justiça, como por exemplo, um profissional de direito pode contar com alem de provas documentais e demais usando da observação participante tendo como principio “o olhar e o ouvir”, e assim poder em seu texto final (mediante a escrita) argumentar de maneira mais elucidatoria e por estudos comparativos de processos de resolução de conflitos das relações ou poder, e de processos de formação de opinião política em assuntos sócios culturais específicos.