trabalho de antropologia
CURSO DE DIREITO
LUCICLEIDE RODRIGUES, MARÍLIA JAQUELINE, NATHALIA ARAÚJO, REGINA TAVARES
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
VITÓRIA
2014
RESPOSTAS
1) De acordo com o texto de Roberto Cardoso, o trabalho do antropólogo consiste em investigar a cultura de um povo, valendo-se da etnografia; guiando-se por três fatores simples e imprescindíveis para a compreensão da etnia estudada: o olhar, o ouvir e o escrever. O olhar e ouvir para “eliminar os ruídos” havidos na teoria, e o escrever para exprimir em palavras o conhecimento adquirido, e trazê-los para o plano de discussão.
2) A antropologia pode contribuir para a compreensão dos fenômenos jurídicos e sociais no sentido de que, uma vez estudada a fundo determinada população, têm-se o conhecimento suficiente para proceder à criação das leis que melhor atenderão às necessidades do grupo; podendo haver um melhor ordenamento social. Podemos citar como exemplo os antropólogos norte-americanos que ao observarem as consequências da escravidão dos EUA, iniciaram o projeto de cotas raciais com o intuito de inserir os negros na sociedade, diminuindo assim as diferenças.
3) Bourdieu propõe a existência de quatro tipos de capitais, sendo: Capital cultural, Capital social, Capital simbólico e Capital econômico. O capital cultural resulta de um convívio privilegiado com a cultura erudita e escolar, o resultado são cidadãos portadores de diplomas e títulos. O capital social é um tipo de relação que enfatiza a proximidade dos “iguais” de modo que sejam irrigados pelos símbolos gerando um pertencimento de uns aos outros. O capital simbólico se dá pela percepção de signos e símbolos que demonstra a cada um seu lugar no espaço separando os que tem “honra”, “prestígio” dos que não tem, de forma que essa situação seja vista como legítima por parte de todos. O capital econômico são os bens