Antropologia e sociologia unifran
Ellen Cristina Querubim dos Santos – 104911-2 – Polo: Franca
Baseado na economia chinesa, que cresce a ritmos alucinantes e ao mesmo tempo preocupantes, procure desenvolver um “papers” de no máximo 05 páginas, ondevocê deve construir uma análise sobre a importância do conhecimento Antropológico,em especial da cultura chinesa, para que seja possível abrir um mercado tão diferentedos padrões ocidentais e que não gere conflitos culturais e étnicos.
1.Introdução:
Costumes Chineses
O chinês valoriza muito a parceria e a cooperação, costumes antigos que se explicariam pelas raízes culturais herdadas dos pensamentos de Confúcio. De todo modo, a inclinação prática dos chineses, nos últimos 20 anos, tem sido para firmar joint ventures com parceiros globais em busca de desenvolvimento tecnológico e de eficiência em processos gerenciais. Afinal, a China passou do modo de produção feudal para a economia planejada socialista. Quando abriu sua economia ao mercado internacional e adotou conceitos liberais para os processos produtivos, seu parque industrial estava obsoleto, o déficit social era imenso e seus executivos não tinham a cultura da economia de mercado.
Além de ser um país com números superlativos, em grande parte decorrentes do tamanho de sua população (1,3 bilhão de pessoas, ou um quinto da população mundial), a China passa por um rápido processo de modernização. O percentual da população que vive nas cidades saltou de 13% em 1950 para 40% atualmente e a previsão é que chegue a 60% em2030, apesar dos esforços do governo para coibir a migração em massa.
Quem visita hoje uma grande cidade, como a capital Pequim ou o centro financeiro do país, Xangai, esperando encontrar aquele mar de bicicletas que se tornou a imagem-padrão das cidades chinesas, se decepcionará. Como diz uma professora chinesa, hoje as pessoas não querem mais as bicicletas; querem carros ou, pelo menos, motocicletas. Mas carros