portifolio de contabilidade
UNIVERSIDADE DE FRANCA
EAD-EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
NOÇÕES DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
Juiz de fora, MG
SETEMBRO/2013
AS CONSEQUÊNCIAS CULTURAIS COM O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO
Tese apresentada ao curso de Graduação em Administração de Empresas.
Professor/Tutor: Ulisses Toshiro Sugahara
Juiz de fora, MG SETEMBRO/2013
O fenômeno da globalização contribui para o deslocamento das identidades culturais desintegrando-as, homogeneizando-as e, consequentemente, enfraquecendo-as. “À medida que as culturas nacionais tornam-se mais expostas a influências externas, é difícil conservar as identidades culturais intactas ou impedir que elas se tornem enfraquecidas através do bombardeamento e da infiltração cultural” (Hall, 1999: 74). O confronto com uma verdadeira gama de identidades culturais é traço marcante da contemporaneidade. E é interessante até que ele ocorra, por certo há um enriquecimento, uma troca cultural, no entanto, é praticamente impossível vislumbrar tudo isso sem negar a tensão entre o global e o local, que, ideologicamente, é permeada por interesses outros, afinal, a globalização é um processo desigual e tem sua própria geometria de poder. Ela, inegavelmente, tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, tornando as identidades menos fixas e unificadas.
São consequências da Globalização Cultural: Homogeneização dos estilos de vida ( consumos culturais livros, filmes, músicas).
-Uniformização Cultural
-Difusão do consumismo
-Consumo em massa de produtos padronizados
-Uniformização do planeta ao nível alimentar, de vestuário
-Aldeia Global
-Internacionalização de marcas. Argumenta-se que este é um processo irreversível. Caso o seja, somos desafiados a abrir nossas fronteiras, permitir que o novo chegue-se a nós sem, no entanto, abrir mão de nossa