sociologia
Ulisses Toshiro Sugahara
Unifran- 2013.
Estabelecer uma analogia entre o inicio do processo de globalização no século XV, com o inicio da Expansão Marítima e a conquista do Novo Mundo com o atual processo de globalização e as conseqüências e modificações dos padrões culturais de sociedade.
No inicio do processo de globalização no século XV e a Expansão Marítima o que mais se destacava nesse processo eram manter as transações comerciais com outras nações, expandir a comercialização e encontrar novas riquezas e meios mais fáceis de comercialização dessas riquezas, usando suas esquadras de navios que saiam em busca de novas terras e novas riquezas.
Hoje com a globalização esses mercados tem se unificado em grandes corporações e multinacionais espalhadas pelo mundo todo; os meios de comércio se mantiveram mas se modernizaram, as comunicações hoje são feitas através do uso da internet com vídeo conferências, um avanço tecnológico predominante e meios mais rápidos e eficazes em relação ao passado.
Com a expansão no século XV lutas foram travadas entre povos e nações foram criadas. O trabalho escravo e a mão de obra pesada foram criadas com o passar dos anos para a conquista de novas riquezas. O mesmo acontece ate hoje com os trabalhadores mal remunerados, com trabalhos excessivos e longas jornadas de trabalho para a produção de novas riquezas de consumo que o mercado mundial tanto necessita para a sua “modernidade”.
A integração de culturas e mercadorias tomou rumo sem precedentes na História até então, a disputa política e econômica entre esses países Europeus motivava o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento das técnicas de navegação, de mapeamento do mundo e o tráfego de informações sobre as novas terras e os novos povos encontrados. Desenvolvimento e cultura essa que permanece em pequenos países que foram colonizados por esses países Europeus daquela época. Navegadores e viajantes