Antropologia - unidade 2
0,2 em 0,2 pontos Considerando as etapas do pensamento moderno: conservador, liberal e o radical. Destacamos o último, onde os princípios da modernidade — isto é, liberdade, igualdade e fraternidade — só serão alcançados plenamente por meio de uma transformação na raiz dos seus problemas e contradições. Nessa perspectiva, cultura é entendida como práxis, ou processo dinâmico de elaboração de formas coletivas de viver e produzir existência material. Quem são os pensadores que representam esta corrente de pensamento?
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Marx e Engels.
Resposta Correta: c.
Marx e Engels.
Pergunta 2
0 em 0,2 pontos Com vistas ao pensamento conservador não podemos reduzir o sentido que é dado na teoria da cultura àquele do pensamento político. Embora tenham a mesma origem e fundamentos filosóficos, não podemos reduzi-los a uma mesma expressão. Para o paradigma conservador ou estrutural, os processos sociais são compreendidos como produtores de ordem coletiva. Cultura é tudo aquilo que se opõe à universalidade dos instintos, à natureza egoísta do ser humano, e que torna possível a vida social. Diante deste quadro, com a cultura o homem:
Resposta
Resposta Selecionada: percebeu que é necessário um esforço de seleção daquilo que é mais importante e significativo para o entendimento da organização do todo integrado constituído pela sociedade.
Resposta Correta: obtém organização coletiva pertinente e, portanto, sobrevive.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos Auguste Comte, é considerado o pai da Sociologia, ciência batizada inicialmente por ele de Física social. Para ele, esta nova ciência deveria ter o rigor das ciências naturais aplicada para o entendimento da vida social. Esta ciência foi amplamente influenciada pelo Positivismo, que deveria entender as leis imutáveis da vida social.
Seu principal lema que orienta a maneira de compreender a sociedade é:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
“Ordem e Progresso”.