Estruturas de mercado
MONOPÓLIO:
O que é monopólio?
Monopólio é uma forma extrema de concorrência imperfeita. É quando uma empresa tem total controle do mercado, ou seja, ela manda no mesmo. Para que se obtenha um monopólio eficaz é necessário que não haja nenhum bem substituto, para o bem ou serviço que a empresa monopolista oferece, e que também se tenha a certeza de que nenhum concorrente entrará na disputa pelo mercado. Esses dois fatores possibilitam o controle de preços por parte da empresa monopolista.
O monopólio existe na humanidade há muito tempo. Desde daquela época em que certos produtos eram escassos e só alguns produtores controlavam o mercado, por falta de concorrência, determinando assim o preço que queriam.
Para que o monopólio possa acontecer, as seguintes condições devem existir:
* A empresa tem de dispor de determinada tecnologia, para poder fornecer seus produtos a preços razoáveis e com quantidade suficiente para satisfazer a demanda. * A empresa deve controlar algum recurso indispensável para a fabricação do produto monopolizado. * A empresa tem de conseguir permissão exclusiva de produção do bem em determinadas áreas. * Desenvolver uma patente do produto produzido.
* O monopólio muitas vezes é indesejado, pois como uma única empresa domina todo o setor, ela poderá colocar seus produtos aos preços que ela desejar. Como somente ela produz esse produto ou oferece esse serviço, os consumidores ficam sem opções de escolha.
TIPOS DE MONOPÓLIO: * Natural: Está presente em áreas em que há pouca ou nenhuma rivalidade, por os investimentos serem muito altos e os custos marginais muito baixos. São geralmente regulamentados pelo governo e só começam a dar lucro depois de muito tempo de investimento. Exemplos: Fornecimento de energia elétrica e de água. * Truste: Acontece quando algumas empresas de setores distintos se juntam e formam um só corpo empresarial com a finalidade de dominar o mercado, desse modo conseguem controlar a