Antropologia Unidade 2
0,2 em 0,2 pontos
A antropologia evolucionista surgiu impulsionada por uma analogia com a teoria da evolução biológica, elaborada por Charles Darwin no livro A origem das espécies, em 1859.
Sobre a antropologia evolucionista, pode-se afirmar que o uso do método comparativo:
I. Propiciava a comparação entre grupos sociais entre si por meio de alguns costumes, que não eram vistos como peças de um sistema de relações sociais e valores de um grupo, mas como aspectos isolados de uma cultura.
II. Possibilitava criar preconceitos em relação a determinadas culturas, pois os costumes não eram inseridos no contexto mais amplo da cultura no processo de comparação.
III. Produzia a comparação entre as culturas, de modo a estabelecer relações de compreensão de que o “outro” é de uma cultura diferente da cultura do “eu”, porém não é inferior ou superior.
Marque a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada:
b.
I e II
Resposta Correta:
a.
I e II
Feedback da resposta:
O Método Comparativo, utilizado pela antropologia evolucionista, possibilitava criar preconceitos em relação a determinadas culturas, pois os costumes não eram inseridos no contexto mais amplo da cultura no processo de comparação, como também promovia a comparação entre grupos sociais entre si por meio de alguns costumes, que não eram vistos como peças de um sistema de relações sociais e valores de um grupo, mas como aspectos isolados de uma cultura. No entanto, não produzia a comparação entre as culturas, de modo a estabelecer relações de compreensão de que o “outro” é de uma cultura diferente da cultura do “eu”, porém não é inferior ou superior.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
O Relativismo Cultural é a compreensão de uma cultura a partir da noção de que é um conjunto de verdades produzidas pelos indivíduos que estão inseridos num grupo e que nele aprenderam “porque” e “como existir”, segundo determinados pontos de vista.
O método do relativismo