Economia Empresarial
Módulo: 4 – Empreendorismo, fontes de capital e projetos de investimentos
Fórum: Tarefa Individual
Título: Projeto de Investimento Prospecção S.A.
Aluno: Eduardo Turchet
Disciplina: Economia Empresarial
Turma: MBA UCI-15 / Equipe 5
Introdução
Neste estudo faremos uma análise de viabilidade do projeto de investimento da empresa Prospecção S.A.
Prospecção S.A é uma empresa que atua no setor de energia produzindo Etanol Hidratado e pretende investir na ampliação de sua planta industrial, devido ao aumento da demanda pelo biocombustível. Sua produção esta operando na capacidade máxima e o cenário atual mostra-se favorável para os próximos 10 anos com relação ao crescimento da demanda e o acirramento da concorrência.
Para tanto faremos uma abordagem das fontes de capital que a empresa pode utilizar para obter o valor do investimento para a ampliação que é de R$ 50.000.000,00.
A intenção da Prospecção S.A. é utilizar três diferentes fontes de capital com o montante dividido em 30%, 30% e 40%.
Também será avaliado e calculado o custo médio ponderado de capital baseando-se nas taxas de juros oferecidas pelas diferentes fontes de capital e no montante capitalizado.
Será apresentada uma análise macroambiental do estudo, considerando os aspectos econômicos, tecnológicos, políticos e ambientais.
Fontes de capital utilizadas pela empresa
Para conseguir arrecadar os R$ 50.000.000,00 foram considerados adotadas as seguintes fontes de capital:
Recursos Próprios – Gerados pelo próprio negócio através do lucro retido. A empresa Prospecção S.A. já tinha esta ideia bastante difundida junto aos acionistas, pois os mesmos entendem que esta opção trata-se de um recurso com despesas financeiras menores e concordam em ter parte do lucro retido por acreditarem no projeto e julgar o mesmo como crucial para o crescimento da empresa. A Prospecção S.A. havia planejado este tipo de capitalização a bastante tempo e por