Economia empresarial
A Política do governo interfere quando há “falhas de mercado”. Fazem com que seja indicada uma ação corretiva ou de coordenação por parte do governo. Isso sucede, por exemplo, quando há um conflito entre o interesse individual e o coletivo, assim, o governo age na empresa reduzindo os impostos e fazendo incentivo à produção e o consumo.
2- Qual a importância de se trabalhar “na margem da empresa”? Cite exemplos que não estão no texto.
A importância de se trabalhar na margem da empresa de acordo com o texto é gerar lucros extras. A margem da empresa é decrescente em que vai depender da necessidade da empresa ou pessoa fazer um planejamento estratégico para que o produto saia do estoque. Exemplo: O supermercado quando tem produtos de validade á vencer, faz uma promoção para que não venha a perder o produto, feito essa promoção com antecedência.
3- Qual a diferença da economia positiva e economia normativa?
A economia positiva descreve a economia como ela é (descritiva), o economista se comporta como cientista, pois as afirmações podem ser confirmadas ou não assim como faz um cientista, é a ciência prática.
Já a normativa faz afirmações sobre como a economia deve ser (prescritiva), o economista comporta-se como político. Na normativa não podemos checar a validade das informações, é a ciência teórica.
Exemplo: Dois economistas: Pedro e João.
Pedro: Leis que obrigam o pagamento de salário mínimo podem causar desemprego. (afirmação de economia positiva).
João: O governo deveria aumentar o salário mínimo. (afirmação de economia normativa).
4- O que significa a palavra trade off? Cite um exemplo que não consta no texto.
Trade off são escolhas difíceis na qual os agentes econômicos (indivíduos, empresas, etc.) enfrentam para dar prioridade de um cotejo entre fatores que alguma forma se opõe a fim de atingir a melhor combinação 9 sendo necessário sacrificar um em prol de